11 de Novembro de 2022
Investimento da BRK faz parte das obras estruturantes para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Maceió
Em pouco mais de quatro meses, a Barra de São Miguel já teve mais 15,5 km de rede de esgoto implantada, de um total de 33 km que serão construídas até julho de 2023. A obra faz parte do grande plano de investimentos da BRK para a universalização dos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió.
Dados de 2020, revelam que apenas 45,6% da cidade possuía redes de esgoto mas com um sistema inoperante. Com os trabalhos da BRK, a meta é que ao fim das obras, no segundo semestre de 2023, 90% do município já esteja com os serviços de esgotamento sanitário universalizados (seguindo o item contratual do IUE - Índice de Universalização de Esgoto), contando ainda com sete novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), atualmente desativada, mas que será totalmente recuperada e modernizada.
De acordo com o gerente de engenharia da BRK em Alagoas, Heitor Mendonça, um dos principais diferenciais do projeto é a mão de obra local que tem sido empregada no projeto.
“Hoje estamos com uma equipe de 185 pessoas trabalhando na Barra de São Miguel, muitos deles são moradores do município e viverão os benefícios desse trabalho após o fim das nossas obras”, explicou Heitor.
Ganhos no turismo
O saneamento é o ponto de partida para o desenvolvimento socioeconômico de uma região e tem impacto direto em setores como saúde, meio ambiente e educação. Em municípios turísticos como a Barra de São Miguel, a universalização dos serviços de esgotamento sanitário impulsiona a competitividade do destino e a valorização dos imóveis, além de aumentar a renda dos trabalhadores do setor, gerar lucro para os empresários e maior recolhimento de impostos para o poder público.
A execução dos serviços na Barra de São Miguel é realizada junto à Passarelli, empresa contratada pela BRK. Atualmente, as obras acontecem em 6 pontos, atuando nos bairros Barra Mar e Alto de São Marcos.
Texto: Roberta Meyce